quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sea World insemina orca muito antes de seu período natural de reprodução

sea world
Um vídeo mostrando Kalia, a orca prenhe, passando por uma ultrassonografia no SeaWorld de San Diego, confirmou que a baleia de apenas 9 anos está grávida. As informações são do The Dodo.
Em dezembro desse ano, o filhote de Kalia será o 11º a viver no parque. Estudos científicos mostram que a idade média de fêmeas selvagens para a reprodução começa aos 14 anos. Jared Goodman, diretor da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), divulgou uma nota sobre a gravidez do animal:
“Kalia, a filha de Kasatka, que quase matou seu treinador arrastando-o várias vezes para o fundo do tanque, é muito mais jovem que uma orca que daria à luz em seu habitat. Contudo, o SeaWorld, em sua infinita ganância, gerou outro mamífero marinho que será condenado a uma “não-vida” em umtanque de concreto, sem ter condições de ver o que é natural e prazeroso a ele e sem ter a oportunidade de nadar grandes distâncias a mar aberto, passar o tempo com sua família, ou expressar qualquer outro tipo de comportamento inerente a seu ser. Em vez disso, para trazer visitantes ao seu maravilhoso parque, o SeaWorld colocará esse bebê sob estresse constante e o privará em cativeiro – o mesmo destino horrível que as oito orcas e os 42 golfinhos tiveram, os quais morreram sozinhos no parque de San Diego entre os anos de 1985 e 2010.”
Kalia agora faz parte do ranking de várias outras orcas do SeaWorld que deram à luz muito novas – uma delas chamada Katina engravidou no mesmo parque mais ou menos aos seis anos, enquanto outra, com o nome de Takara, deu à luz ao seu primeiro filhote aos 11. Outra ainda, Kalina, concebeu seu primeiro bebê, Keet, quando ela tinha apenas sete anos. E mais um caso, com a orca chamada Kohana, que tinha somente oito anos quando sua cria, Adan, nasceu e, em menos de dois anos depois (661 dias), veio seu segundo filhote. Esse curto período de tempo entre um parto e outro não é natural, relata Ingrid Visser, fundadora e cientista do Orca Research Trust, uma renomada ONG protetora de baleias.
“Uma baleia assassina fêmea exige uma gestação com um período de 17 meses, seguido de outro período de três anos, no qual ela deve amamentar e cuidar de seu filhote,” disse Visser ao The Dodo. “Sendo assim, ela necessita, no mínimo, cerca de quatro anos e meio para que possa ter um parto adequado e um período de amamentação completo. É repugnante, mas infelizmente é típico de parques como SeaWorld e da indústria que faz com que essas fêmeas deem à luz tão cedo.”
Kalia também tem um histórico de dominância e agressividade, especialmente em relação a um macho nomeado Ulises, cujo esperma foi utilizado de forma artificial para fazer sua inseminação.
O SeaWorld se recusou a comentar sobre a gravidez de Kalia, mas o porta-voz Fred Jacobs apontou um estudo realizado em 2013 sobre mamíferos marinhos que documentou orcas selvagens dando à luz aos 11 anos de idade, com uma média de 13 anos (apesar de Kalia ter apenas nove)
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão