quarta-feira, 21 de maio de 2014

Esta é uma mente-controlada Exoesqueleto Ciência ou espetáculo?


Nem todos compartilham dessa opinião.
Alguns pesquisadores
têm levantado questões científicas e éticas, incluindo se a tecnologia é tão avançada como Nicolelis afirma, e se a demo riscos explorando o participante ou levantar falsas esperanças, prometendo muito, muito em breve."Há um monte de pessoas que apostam que ele é realmente nada surpreendente, e é realmente apenas arrogância", disse Daniel Ferris, um neurocientista e engenheiro biomédico da Universidade de Michigan. Ferris diz que vai reservar seu julgamento até que ele vê.Mas, mesmo para especialistas, a ciência por trás da demo vai ser difícil de avaliar simplesmente por vê-lo na TV.Para os pesquisadores da interface cérebro-máquina, a imponência da demo depende em grande medida do grau em que o exoesqueleto é controlada pelo cérebro da pessoa. Se o cérebro simplesmente envia parar / go sinais que incitam o robô para executar um conjunto de movimentos programados, isso é mais ou menos em linha com o estado atual da ciência. Vários exoesqueletos que podem permitir que uma pessoa paralisada a andar (devagar), já estão disponíveis no mercado, e os pesquisadores tiveram algum (modesto) sucesso iniciar e parar-los com sinais do cérebro. No outro extremo, se  a pessoa caminha graciosamente a uma velocidade normal e pode fazer ajustes em tempo real-como se a bola mudou, assim como eles estavam prestes a chutá-la-que seria um avanço fenomenal. 
Quando visitei seu laboratório no ano passado, Nicolelis estava planejando usar eletrodos cirurgicamente implantados no cérebro do voluntário para registrar os sinais dos neurônios individuais em regiões do cérebro que controlam o movimento e usá-los para controlar o exoesqueleto. No entanto, sua equipe agora planeja usar eletrodos de EEG não-invasivos colocados no couro cabeludo em seu lugar.
Miguel Nicolelis com o exoesqueleto.  Foto: Carol Portal Copa Delmazo / Mundo
Miguel Nicolelis com o exoesqueleto. Foto: Carol Portal Copa Delmazo / Mundo
Houve um longo debate no campo sobre o qual abordagem é melhor, e pelo menos até recentemente Nicolelis desceu fortemente no lado eletrodo implantado cirurgicamente. Baseado em mais de uma década de pesquisa em seu laboratório, ele argumentou que a gravação da atividade de centenas ou mesmo milhares de neurônios individualmente fornece informações mais ricas que podem ser aproveitadas para criar movimentos mais naturalistas. EEG, pelo contrário, capta sinais combinados de milhões de neurônios em uma faixa muito mais ampla do cérebro. (Os cientistas às vezes ilustrar a diferença com uma analogia orquestral: eletrodos implantados são como a gravação de uma sinfonia com um microfone em apenas alguns instrumentos individuais, EEG é mais parecido com a gravação de todo o grupo com um único microfone, mas do lado de fora da sala de concertos. )
Nenhuma abordagem é perfeito, e um grande desafio para os pesquisadores da interface cérebro-máquina é a forma de obter informações suficientes para fora de qualquer tipo de sinais para operar os dispositivos robóticos sofisticados engenheiros podem agora construir. A neurociência ainda não foi capturado até a robótica.
Aparecimento prazos e da dificuldade de organizar implantes cirúrgicos equipe de Nicolelis para mudar para a estratégia de EEG menos invasiva forçados, Alan Rudolph, vice-presidente de pesquisa da Universidade Estadual do Colorado e gerente do projeto,  disse recentemente ao MIT Technology Review . "Estamos bem conscientes das limitações de EEG, mas decidimos mostrar o que poderia ser feito", disse ele. (Ambos Rudolph e Nicolelis recusou a ser entrevistado para este artigo, citando a pressão do tempo, e no caso de Nicolelis um  artigo que escrevi no ano passado , que incluiu preocupações outros pesquisadores haviam levantadas sobre o projeto).
Mesmo com EEG, há potencial para grandes melhorias em relação aos sistemas atuais. Um dos exoesqueletos mais desenvolvidos é um dispositivo japonês chamado HAL (Hybrid Assistive Limb), que é destinado a pessoas com paralisia parcial ou fraqueza muscular extrema.  "Ele tem pequenos sensores que são instrumentados em todo o exoesqueleto, por isso mede o quanto o seu pernas estão empurrando contra o dispositivo ", disse Ferris. Sensores de força nos pés detectar quando uma pessoa se inclina para frente, provocando o exoesqueleto para se mover, como uma espécie de Segway. "Você não tem muito controle." 
Alguns sistemas são projetados para ajudar as pessoas com paralisia completa. Um deles, um exoesqueleto feito por Rex Bionics , foi testado com pessoas vestindo um boné de EEG para controlar seus movimentos. É impressionante, mas lento (como você pode ver no vídeo este ). "Ela se move a um ritmo que você deseja obter incrivelmente frustrado com", disse Ferris. "Ele leva vários minutos para andar alguns metros."
Se ele tivesse que adivinhar, Ferris diz que não mais que 30 destes exoesqueletos estão em uso regular por pessoas com paralisia completa. O uso regular significa que pode usá-lo por uma hora ou duas de cada vez, diz ele. "Você não vai vê-los de usá-lo todos os dias, o dia todo."

O exoesqueleto.  Foto: Carol Portal Copa Delmazo / Mundo

O exoesqueleto para a demo planejado. Foto: Carol Portal Copa Delmazo / Mundo
Se você entrar em sintonia com a cerimônia de abertura da Copa do Mundo em São Paulo em 12 de junho, você pode ver algo realmente espetacular. Se as coisas vão de acordo com o plano, um adulto jovem paralisado vai andar para o campo e chutar uma bola de futebol, coadjuvado por um exoesqueleto robótico operado pelo cérebro da pessoa.
O homem por trás deste plano ousado é Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro naturalizado baseado na Universidade de Duke. Nicolelis é um dos principais pesquisadores no campo das interfaces cérebro-máquina, dispositivos que bater os sinais elétricos do cérebro para operar computadores ou próteses para pessoas paralisadas por acidentes ou doenças neurodegenerativas.Ele vê a demonstração da Copa do Mundo como um marco para a ciência brasileira e um passo para tornar obsoleto cadeiras de rodas. Ele comparou a colocar um homem na lua .

"Há um monte de pessoas que apostam que ele é realmente nada surpreendente, e é realmente apenas arrogância", disse Daniel Ferris, um neurocientista e engenheiro biomédico da Universidade de Michigan.
Ferris diz que vai reservar seu julgamento até que ele vê.Nem todos compartilham dessa opinião.
Alguns pesquisadores
têm levantado questões científicas e éticas, incluindo se a tecnologia é tão avançada como Nicolelis afirma, e se a demo riscos explorando o participante ou levantar falsas esperanças, prometendo muito, muito em breve.
Mas, mesmo para especialistas, a ciência por trás da demo vai ser difícil de avaliar simplesmente por vê-lo na TV.
Para os pesquisadores da interface cérebro-máquina, a imponência da demo depende em grande medida do grau em que o exoesqueleto é controlada pelo cérebro da pessoa. Se o cérebro simplesmente envia parar / go sinais que incitam o robô para executar um conjunto de movimentos programados, isso é mais ou menos em linha com o estado atual da ciência. Vários exoesqueletos que podem permitir que uma pessoa paralisada a andar (devagar), já estão disponíveis no mercado, e os pesquisadores tiveram algum (modesto) sucesso iniciar e parar-los com sinais do cérebro. No outro extremo, se  a pessoa caminha graciosamente a uma velocidade normal e pode fazer ajustes em tempo real-como se a bola mudou, assim como eles estavam prestes a chutá-la-que seria um avanço fenomenal. 

fonte: http://www.wired.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão