terça-feira, 25 de março de 2014

Começa estudo de criação do Parque Nacional do Jumento


Image-1-Artigo-1573846-1
Fazenda em Santa Quitéria é reivindicada para se transformar em Parque Nacional
FOTOS:EDUARDO APARÍCIO
Image-0-Artigo-1573846-1
A fazenda Paula Rodrigues é administrada pelo Detran, e serve para acolher os jumentos e outros animais abandonados nas rodovias
Santa Quitéria. Estão em negociações iniciais a criação de um parque nacional para os jumentos na Fazenda Paula Rodrigues, neste município. Uma minuta foi entregue ao chefe de Gabinete da Superintendência do Detran, Júlio Cavalcante, que será encaminhado para o superintendente Igor Ponte, a fim de que o Estado estude a proposta. O próximo passo ocorrerá na quinta-feira, quando a proposta será apresentada e estudada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Quitéria.
A área é administrada pelo Detran, e serve para acolher os jumentos e outros animais abandonados nas rodovias, diminuindo assim o número de acidentes. Hoje, 4.480 jumentos se encontram nos 500 hectares que compõem a propriedade. Ela é a única fazenda com essa finalidade mantida pelo Detran.
A ideia da criação do parque começou a ganhar forma a partir da visita do emissário Ian Sherlby, da ONG francesa One Voice, à fazenda de Santa Quitéria. Em 2013, a parceria entre One Voice e União Internacional Protetora dos Animais-Ceará (Uipa) garantiu a entrega de quase 11 toneladas de milho por mês para os animais da fazenda.
Visibilidade
O fotógrafo e voluntário da Uipa, Eduardo Aparício, é o responsável por levar mensalmente o alimento comprado com a doação da ONG francesa One Voice para a fazenda e acompanhou a visita do emissário.
Ele explica que, com a criação de um parque, se tornaria muito mais fácil a reunião de pessoas interessadas no assunto e maior visibilidade para a causa.
"O projeto inicial é de que seja um colegiado, contando com a Uipa, o Detran, que é nosso grande parceiro e mentor da fazenda, e uma terceira entidade", destaca Eduardo.
A proposta estabelece, ainda, a criação de um órgão que gerenciaria o parque, sem tirar as atividades do Detran. "Essa gerencia captaria recursos para outros setores, como um hospital veterinário, sem interferir no trabalha que o Detran vem fazendo".
Eduardo também já realizou os primeiros contatos com uma faculdade de Medicina Veterinária para uma parceria. Além desse contato, Eduardo conta que está em conversas constantes com o Donkey Sanctuary, ou Santuário de Jumentos, uma ONG internacional de proteção ao animal. "Pelas nossas conversas, posso adiantar que eles estão preparando um emissário para vir ao Brasil conhecer a Fazenda Paula Rodrigues e trocar experiências conosco".
Outra novidade foi a entrega do estatuto para ser encaminhado ao Superintendente do Detran. "Trabalhamos nele no último dia 13 e mantivemos uma adaptação às regras que já existes". Dentre as melhorias que o Parque possibilitaria e Eduardo ressalta como extremamente necessária seria a construção de uma clinica veterinária que pudesse atender aos animais da fazenda.
"Atualmente a Fazenda Paula Rodrigues conta com um veterinário dedicado, porém é difícil para ele cuidar de tantos animais. Vários deles chegam machucados pelos acidentes, enfraquecidos e desnutridos pelo abandono no período de seca", explica.
Eduardo conheceu a fazenda em 2011, quando buscou o local para a gravação de um documentário. Segundo ele, a estrutura ainda era muito reduzida para o elevado número de animais, na época em torno de 10 mil. "Mesmo com os cuidados da equipe do Detran, ainda havia algumas coisas que poderiam ser melhoradas, como ainda há. Esse é um trabalho de constante aperfeiçoamento e só somando conhecimentos conseguiremos otimizá-lo", destaca o fotógrafo.
Simpatia
Para ele, a possibilidade de conversas em prol da criação do Parque Nacional do Jumento é uma das grandes vitórias desse trabalho, resultado da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na parceria Uipa, One Voice e Detran.
"Mas não há como negar que foi a parceria com essa grande ONG estrangeira, que a fazenda de Santa Quitéria se revelou como um local positivo para o Brasil e o mundo, com essa iniciativa única de um órgão leigo na proteção animal, no caso o Detran. Este tem salvo uma média de 800 jumentos por mês, retirados das vias", destaca.
De acordo com o gerente do núcleo de supervisão dos Regionais do Detran- CE, João Carlos Marques, a proposta é positiva, mas apenas o superintendente poderá tomar decisões oficiais. "Nós temos simpatia pela proposta, e no âmbito estadual será analisada. Caso necessário, será adaptada", avaliou o gerente.
Jessyca Rodrigues
Colaboradora
fonte:diariodonordeste.verdesmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão