sábado, 14 de setembro de 2013

Status quo de pesquisa animal sofre baque com subsídio pró-animais

CIÊNCIA SEM EXPLORAÇÃO


Por Juliana Meirelles (da Redação)
Foto: Brian Gunn /IAAPEA
Foto: Brian Gunn /IAAPEA
Com milhões de animais sofrendo nos campos científicos de pesquisas biomédicas, industriais, militares, cosméticos e outros, a Sociedade Anti-Vivissecção da Nova Inglaterra (NEAVS) em Boston e o Fundo Americano de Alternativas para Pesquisa Animal (AFAAR), em Nova York uniram-se para lançar uma Bolsa Subsídio para 2014-15 que incentiva alternativas à pesquisa animal na saúde das mulheres e na diferença entre os gêneros. As informações são da Global Animal.
O prêmio anual de pós-doutorado é de 40.000 dólares e apoia novos métodos de investigação científica, que são mais eficientes em respostas humanas do que as experiências com animais, e oferece novas oportunidades para investigar as diferenças de gênero nos resultados da pesquisa biomédica.
O prêmio anual de pós-doutorado de 40.000 dólares irá para uma mulher que trabalha para desenvolver, usar ou validar alternativas não animais para promover a saúde da mulher e/ou a compreensão das diferenças de gênero nos resultados de pesquisa.
NEAVS e AFAAR trabalham para avançar métodos científicos que sejam mais eficientes para prever as respostas humanas do que as experiências desatualizadas e cruéis com animais. Milhões de animais sofrem em atividades científicas biomédicas, industriais, militares, na indústria de cosméticos e outras áreas de pesquisa. Em muitos casos, os resultados, quando extrapolados para os humanos, são limitados, errôneos, perigosos ou até mesmo fatais. Os avanços da ciência e tecnologia tornam desnecessário o sofrimento animal e substituem o uso falho de animais para o suposto benefício da saúde humana com uma ciência melhor. O site da NEAVS demonstra alguns métodos de substituição.
“Nossa nova abordagem pioneira do Bolsa Subsídio é de se concentrar sobre as mulheres e a saúde delas. As diferenças de gênero prometem importantes contribuições para avanços médicos. A concessão suporta uma nova geração de pesquisadores com compaixão dedicados à ciência que melhor conduzem aos resultados que os humanos necessitam e estão esperando. E, claro, um fim à dependência arcaica na pesquisa em animais “, disse a Presidente da NEAVS, Theodora Capaldo.
As investigações da NEAVS mostram que os resultados de pesquisa de estudos sobre os homens muitas vezes não se aplicam às mulheres. Por exemplo, porque os homens e as mulheres não metabolizam drogas da mesma forma, fatores como dosagem e efeitos colaterais podem ser muito diferentes. Tais reações divergentes não são triviais, e podem ser fatais. Para a droga cardíaca d-sotalol, o risco de morte em mulheres era 2,5 vezes maior do que nos homens.
Da mesma forma, a evidência científica mostra que os resultados de pesquisas com animais na maioria das vezes não se traduz em seres humanos. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH), nove em cada dez medicamentos que funcionam em animais falham em seres humanos. Documentar o impacto das diferenças nos resultados de pesquisa, mesmo entre os homens e as mulheres desafia adicionalmente a utilização de outras espécies para beneficiar os seres humanos.
Estudos mostram que as mulheres são mais propensas a se opor ao uso prejudicial de animais em pesquisas, testes e educação do que os homens. Como tal, o uso de animais pode desencorajar ou desviar as mulheres de carreiras científicas.
Em 2007, no Programa de Pesquisa intramuros do Instituto Nacional de Saúde, as mulheres representavam apenas 29% dos investigadores e eram apenas 19% dos titulares seniores nomeados investigador. Mulheres cientistas são menos financiadas e têm salários mais baixos. E, de acordo com os números de 2010 do Instituto Nacional de Saúde, as mulheres só contavam como cerca de 23% dos professores de ciência de nível de doutorado em tempo integral.
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão