quinta-feira, 4 de julho de 2013

Barbatana de tubarão é banida de restaurantes da Califórnia

Barbatana de tubarão usada para fazer sopa chinesa. (Foto: Divulgação)

Barbatana de tubarão usada para fazer sopa chinesa. (Foto: Divulgação)
As barbatanas de tubarão, prato tradicional da culinária chinesa, estão proibidas a partir desta semana na Califórnia, EUA.
Outros seis estados americanos já adotaram a medida para proteger a população de tubarões, que tem diminuído significativamente com o aumento do apetite da crescente classe média chinesa.
O produto virou símbolo de populações de tubarões dizimadas, que já teriam sofrido redução de cerca de 10% segundo o jornal Los Angeles Times. Cerca de 73 milhões de tubarões são mortos por suas barbatanas a cada ano, segundo estimativas citadas pelo jornal.
Muitas vezes as barbatanas são obtidas pelo processo conhecido como finning – corte das barbatanas com os tubarões ainda vivos abandonados amputados no mar para morrerem afogados.
Tubarões são abandonados vivos após retirada das barbatanas. (Foto: Divulgação)
Tubarões são abandonados vivos após retirada das barbatanas. (Foto: Divulgação)
A barbatana de tubarão acrescenta pouco ou nenhum sabor às sopas. Ela é valorizada apenas pela sua textura e por deixar a sopa mais espessa. Já a carne do peixe tem pouquíssima procura.
Mercearias da Califórnia que vendem as barbatanas secas e restaurantes que oferecem o prato em seus menus terão 18 meses para continuar vendendo até livrarem-se dos estoques.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão