quarta-feira, 5 de junho de 2013

Funcionário denuncia em vídeo morte cruel de animais em parque ecológico

05 de junho de 2013 às 9:20

Funcionário denuncia abate cruel de bezerros  (Foto: Isaac Soares de Souza/arquivo pessoal)
Funcionário denuncia morte cruel de bezerros
(Foto: Isaac Soares de Souza/arquivo pessoal)
Um funcionário do Parque Ecológico de São Carlos (SP) denunciou a matança recorrente de bovinos de forma cruel no local, com o objetivo de alimentar outros animais. O tratador Isaac Soares de Souza, de 54 anos, enviou um vídeo ao G1 que mostra um bezerro sendo morto com uma marretada na cabeça e uma facada no coração. A Prefeitura admitiu que a matança ocorria, mas disse, nesta terça-feira (4), que já determinou a suspensão da morte de animais no local. A Promotoria vai analisar o caso.
Souza afirmou que isso ocorre há anos e com frequência. Ele diz que a morte desses bezerros é necessária pois sua carne serve de alimento para outras espécies, como onças e outros animais, mas acredita que o método é criminoso.
Segundo Souza, a ação era praticada pelos próprios funcionários do local. “Em um ano e meio trabalhando lá sempre recusei a fazer isso e sempre me chamaram de vagabundo. Reclamei com a administração, mas nunca tiveram nenhuma iniciativa. Somos assediados moralmente a fazer isso, mas tem que acabar porque não é justo ter que conviver com isso, cometendo esses erros”, desabafou o cuidador de animais.
Depois de mortos, os animais eram pendurados no Parque Ecológico mesmo para fazer a sangria. “Quem faz isso é uma gente atroz, é um crime medieval, dar machadadas no animal e ele não morrer, isso é uma tortura. E uma pessoa no meio de tanto sangue, é praticamente terrorismo”, opinou.
Legislação
Em nota, a Prefeitura de São Carlos informou que no dia 15 de maio de 2013 a diretoria do Parque determinou que fosse suspenso qualquer tipo de matança de animais nesse local. Entretanto, desde 1992, a Lei nº 7.705, determina em seu artigo 1º o uso de métodos científicos e modernos de insensibilização antes da sangria e proíbe tanto o uso de marreta, como a mutilação de animais antes da insensibilização.
Perseguição
O cuidador de animais afirmou ainda que desde que fez a denúncia nas redes sociais, no dia 30 de maio, tem sofrido perseguição no trabalho. “Depois que publiquei o vídeo na internet ninguém mais conversa comigo porque fizeram uma reunião orientando que me denegrissem, para que os outros funcionários falassem mal de mim”, reclamou Souza.
Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos afirmou que a afirmação do funcionário causa estranheza, já que ele  está trabalhando normalmente no mesmo local e com o mesmo serviço.
Investigação
O caso já foi levado à Promotoria de Meio Ambiente de São Carlos e está nas mãos do promotor Sérgio Domingos de Oliveira, que ainda analisa as imagens antes de se pronunciar. A Prefeitura também informou que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos.
Leia a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura
Em relação a denuncia sobre o abate (sic) de animais nas dependências do Parque Ecológico “Dr. Antônio T. Vianna”, a Prefeitura de São Carlos informa que no dia 15 de maio de 2013, a diretoria do Parque determinou que fosse suspenso qualquer tipo de abate (sic) de animais nesse local.
Apesar da determinação, no dia 20 de maio de 2013, na ausência do responsável pelo Parque, o ato foi praticado, e filmado, por meio de um aparelho celular pelo funcionário denunciante.
A Prefeitura solicitou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e informa, ainda, que o prefeito Paulo Altomani já autorizou a aquisição de equipamento para a realização do chamado abate 
fonte: anda.jor

humanitário (sic).
Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão