sexta-feira, 22 de junho de 2012

São José dos Campos (SP) realiza mutirão para castrar cães e gatos da cidade


São José dos Campos vai fazer um mutirão para castrar 1.500 cães e gatos da cidade. As inscrições começam nesta sexta-feira (22), pelo site da prefeitura. Cada morador pode inscrever até dez animais em fase reprodutiva, que vai dos seis meses a oito anos de idade.
Para participar é preciso morar em São José dos Campos. Os tutores dos animais inscritos serão comunicados sobre a data e o local da cirurgia por e-mail ou telefone.
Os mutirões de castrações em cães e gatos promovem a diminuição do crescimento desordenado da população canina e felina, o abandono destes animais nas vias públicas do município e a transmissão de doenças de caráter zoonótico.
O controle reprodutivo das populações de cães e gatos integra o programa de controle da raiva da Secretaria Estadual de Saúde. A castração proporciona uma expectativa de vida maior para o animal, diminui os riscos de doenças relacionadas ao aparelho reprodutivo (tumores, miomas, entre outras enfermidades), os acidentes e brigas durante o período de cio das fêmeas e a propagação de doenças venéreas.
Com o controle populacional de cães e gatos, diminuem-se os riscos de transmissão de doenças, principalmente as zoonoses que podem acometer a população humana. A raiva é a principal delas, uma doença grave de difícil tratamento, praticamente letal. A leishmaniose e as doenças do carrapato também podem trazer sérias complicações à população.
Fonte: VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão