sábado, 21 de abril de 2012

Mais de dois mil animais são castrados em RC



 Créditos da Foto: Canal Rio Claro 

O Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro está completando um ano de prestação de serviços à comunidade. Neste período foram castrados 2213 animais, sendo 251 cães, 901 cadelas, 419 gatos e 642 gatas.

Segundo o coordenador do CCZ, Josiel Hebling, um dos motivos que leva ao abandono de animais é a cria indesejada. O objetivo da castração é evitar que os animais procriem descontroladamente e fiquem perambulando pelas ruas, sem cuidados básicos, sujeitos a todo tipo de riscos. Josiel explica que, como na maioria das vezes esses animais não são vacinados, podem facilmente adoecer e transmitir doenças para outros animais e seres humanos, colocando em risco a saúde de toda a cidade.

O centro cirúrgico realiza, gratuitamente, a castração de cães e gatos, priorizando animais cujos donos não dispõem de recursos para pagar essa cirurgia em clínicas particulares.

A previsão inicial apontava a realização de 100 castrações mensais, mas as instalações apropriadas e a dedicação dos profissionais possibilitaram a realização de 2213 cirurgias em um ano, média de 184 castrações por mês.

Além da castração, o CCZ, através do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), procura orientar a população sobre a posse responsável de animais, ou seja, os deveres que o dono tem em relação ao seu bicho de estimação.

Alimentação, vacinas, higiene, espaço físico condizente e carinho são cuidados essenciais que o proprietário deve ter com o animal, já que ele depende do ser humano para tudo e, uma vez escolhido como animal de estimação, deve receber atenção do dono.

O CCZ alerta que a posse responsável começa antes mesmo da adoção. É preciso pensar bem antes da decisão e caso exista alguma dúvida o recomendável é resistir, para que não haja riscos do animal ser abandonado depois.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na rua Alfa, sem número, no Distrito Industrial. Os telefones são 3527-0309 e 35-354441.
fonte:.canalrioclaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão