quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cachorro passa por transfusão após sofrer maus-tratos em Campinas (SP)




"Chumbinho" espera por transfusão de hemácias para a recuperação (Foto: Divulgação/Planetvet)
Um cachorro mestiço da raça fila foi retirado do tutor pela Polícia Civil, em Campinas, SP, e teve de passar por uma transfusão de sangue para sobreviver. O animal, chamado Chumbinho, estava com cerca de 25 quilos, quando o peso normal para a raça adulta é de 45 quilos.
A transfusão foi feita na tarde desta quarta-feira (18), dois dias depois de ser encontrado em situação de maus-tratos em um ferro-velho próximo a Avenida das Amoreiras. O animal ainda espera por uma aplicação de concentrado de hemácias, células vermelhas do sangue.
Entre a vida e a morte
Após exames, foi constatado que Chumbinho desenvolveu Erlichiose, conhecida como “doença do carrapato”. Ela desencadeia a morte das hemácias e plaquetas presentes no sangue do animal, está em um estágio avançado.
“O parâmetro normal de um animal saudável é de 5,5 a 6,5. O Chumbinho está com 1,5″, revela o veterinário Diogo Siqueira, do Centro Clínico Veterinário de Campinas, que recebe animais apreendidos pela polícia.
O veterinário acredita que o cachorro não deveria estar sendo alimentado há cerca de um mês. O cão passou a receber uma dieta baseada em fígado de boi para acelerar a produção de hemácias “Mas ele está em um estado crítico, entre a vida e a morte”, conta.
Maus-tratos
Segundo Siqueira, o cão foi encontrado em um canil de cerca de dois metros quadrados. Segundo ele, o dono do estabelecimento já havia sido notificado por maus-tratos, mas que se comprometeu a rever a situação. Na segunda-feira, os policiais vistoriaram o local, viram que a situação não havia mudado e fizeram a apreensão do cachorro.
Pena
De acordo com a lei 9.605/98, que trata de crimes ambientes, maus-tratos contra animais domésticos, nativos ou exóticos são punidos com pena de detenção que varia de três meses a um ano, além de multa.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão