quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Veterinário, melhor do país na marcha divide tempo entre treinos e animais


Mario José - marcha atlética (Foto: Osvaldo F./Contrapé)Mario José treina com os cães na pista em São Caetano (Foto: Osvaldo F./Contrapé)
Quando todos os atletas estão de férias, Mário José Jr. viaja para estudar. Principal atleta de marcha atlética do país, o paulista é formado em veterinária e, quando tem uma folga nos treinos, vai para o exterior fazer residência. Nesta semana, ele participa do Troféu Brasil de Atletismo, principal competição da modalidade no país, que será realizado no Ibirapuera, em São Paulo, a partir desta quinta-feira. Sua principal prova é a de 50 quilômetros mas, na competição nacional, existe apenas a disputa dos 20km, marcada para a manhã de sexta-feira, dia 10. O que, para ele, não é um refresco:
- Os 20 quilômetros também são cansativos. O limite físico desta prova é grande, cansa muito, mas é só um cansaço físico. Minha prova principal, que é a de 50 quilômetros, tem um desgaste mental muito grande - disse o atleta, que está com 35 anos e é dono de 17 medalhas na história da competição.
Mario José - marcha atlética (Foto: Acervo pessoal)Mário José fez trabalhos com animas em Dubai, onde fez parte de sua residência (Foto: Acervo pessoal)
O currículo de Mário José Jr. é vasto. São duas Olimpíadas disputadas, um vice-campeonato pan-americano em 2003, além do recorde nacional da prova dos 50km. Fora das pistas, é um apaixonado por animais. Formado em veterinária em 2012, o atleta já viajou três vezes para os Estados Unidos e uma para os Emirados Árabes em busca do aperfeiçoamento na profissão:
- Aproveito para viajar para o exterior toda vez que estou de férias. Tenho que me atualizar sempre, pois a veterinária muda muito. Como não consigo me desligar totalmente do esporte, depois das Olimpíadas de 2016 devo começar a trabalhar com os cavalos de atletas - contou.
Mario José - marcha atlética (Foto: Acervo pessoal)O marchador é um dos melhores alunos de sua sala na faculdade (Foto: Acervo pessoal)
A paixão pelos animais começou com o pai, que tinha 16 cachorros em casa. Atualmente, Mário mora próximo ao local em que treina, na cidade de São Caetano, região metropolitana de São Paulo. Lá, ele vive com duas atletas da equipe e mais seis cachorros:
- Eu sempre me dei bem com os bichos, isso cresceu comigo. Uma vida sem os animais seria uma vida vazia para mim. 
Dentro de casa, os seis cachorros são como filhos. Apenas um dos cães é brasileiro. Dois vieram da África do Sul, um é inglês e os outros dois são espanhóis. Apesar dos treinos cansativos, Mário ainda tem fôlego para cuidar dos animais domésticos:
Mario José - marcha atlética (Foto: Osvaldo F./Contrapé)Mario José brinca com os cães na pista em São Caetano (Foto: Osvaldo F./Contrapé)
- Teve um dia que eu fiz um treino de 55 quilômetros, cheguei em casa e eles estavam desesperados. Eu não ia sair para passear com eles, mas eles me irritaram tanto, que eu tive que sair, não teve jeito - disse o atleta. 
Para conseguir terminar a faculdade, Mário teve que se esforçar muito. Não só para conseguir se dividir entre treinos e os hospitais veterinários, mas sim para manter sua bolsa na universidade. O atleta conseguiu um lugar no curso graças aos seus resultados na pista, mas tinha que defender a faculdade em várias provas, não só na marcha atlética:
Mario José - marcha atlética (Foto: Acervo pessoal)Mario José - marcha atlética (Foto: Acervo pessoal)
- Não tem provas de marcha nas principais competições universitárias, então o desafio foi muito grande. Segurei a bolsa correndo 5.000m, 10.000m, fiz de tudo. Encarava tudo para manter a chance de seguir os estudos - disse o atleta -veterinário. 
O Troféu Brasil é a última grande competição da temporada. Para o ano que vem, o principal objetivo é voltar a subir ao pódio em Jogos Pan-Americanos. Em 2003, Mário conquistou a prata em Santo Domingo, mas ficou sem medalhas nas edições seguintes:
- O Pan é muito forte, tem atletas do México, Colômbia e da Guatemala, que estão entre os melhores do mundo. Mas uma coisa que vamos ter a nosso favor é o clima de Toronto, bem quente - disse o atleta, prevendo uma disputa muito complicada para o ano que vem.
Mario José - marcha atlética (Foto: Acervo pessoal)Mario José cuida dos cavalos com todo o carinho (Foto: Acervo pessoal)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão