segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Brasil mata 1 boi, 1 porco e 179 frangos por segundo


Matrix.
Fabio Chaves
Do Vista-se

Acompanhamos os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito do abate de animais considerados de consumo no Brasil (veja aqui). Já fizemos isso outras vezes, com o objetivo de traduzir em sentimento um punhado de números emitidos pelos órgãos oficiais (www.vista-se.com.br/ibge).
Apenas nos três primeiros meses de 2014, foram mortos pela pecuária do Brasil 1.410.143.000 (um bilhão, quatrocentos e dez milhões, cento e quarenta e três mil) animais entre bovinos, suínos e aves. Não estão neste número todos os peixes, perus, cabras, ovelhas, coelhos, patos e outras espécies de animais que não são consideradas para os cálculos do IBGE. E estamos falando apenas em números oficiais, sem contar abates clandestinos que, segundo estimativas, chega a 30% desse número (cerca de 400 milhões).
Em relação ao trimestre anterior (2º trimestre de 2013), houve ligeira queda no abate, mas em comparação ao mesmo período de 2013 (1º trimestre), os abates aumentaram. É uma tendência estatística ter mais abates à medida em que o final do ano se aproxima, por isso, a expectativa – infelizmente – é de que os abates em 2014 sejam superiores aos efetuados em 2013.
Em ano de eleição presidencial, faz parte do discurso da maioria dos candidatos propor o aumento da produção de itens de origem animal como carne, laticínios (queijo, iogurte, leite e outros). É justamente a fabricação destes produtos para consumo interno e para exportação que aumenta o sofrimento dos animais em terras brasileiras.
Na próxima vez em que você estiver em um açougue ou passando por um, enxergue-o como propusemos na imagem que ilustra esta matéria. E conheça o veganismo, uma filosofia de vida que busca o fim do sofrimento dos animais. De todos os animais. Saiba mais sobre o veganismo em www.sejavegano.com.br.
 fonte: vista-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão