quinta-feira, 24 de julho de 2014

Terra passa por período de extinção em massa de animais, revela estudo


Pesquisa foi divulgada nos EUA. Segundo os cientistas, o grande responsável pelo desaparecimento dos animais é o ser humano.

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (24) nos Estados Unidos concluiu que o planeta Terra está passando por mais um período de extinção em massa de animais. Segundo os cientistas, o grande culpado, dessa vez, é o ser humano.
Nos fósseis estão registros da história do planeta. E eles indicam aos cientistas que a Terra teve cinco períodos de extinção em massa. O último aconteceu quando os dinossauros ainda andavam por aqui.

A colisão de um asteroide com a Terra é uma das teorias para a catástrofe que dizimou a maior parte da vida nessa época.

De acordo com um grupo de cientistas, nós estamos agora no início de um novo período de extinção em massa. Mas, desta vez, o principal responsável pelo desaparecimento dos animais é o homem.

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pela Revista Science mostra que 322 espécies de vertebrados foram extintas por causa da ação humana nos últimos 500 anos.

Segundo Mauro Galetti, pesquisador da Unesp de Rio Claro, que participou do estudo, a situação é grave. “Seja por desmatamento, por caça, por poluição, o homem tem acelerado a extinção de animais espécies em mais de mil vezes, é como se tivesse caído um meteoro no nosso planeta”, disse.

E até mesmo a extinção de um pequeno besouro invertebrado pode causar um impacto grande para o meio ambiente e para nós.  É o que diz o pesquisador da universidade de Stanford Rodolfo Dirzo, que coordenou o levantamento.

“Setenta e cinco por cento das lavouras do mundo dependem da polinização feita pelos insetos. E em 35 anos, a população de insetos caiu pela metade. Se não prestarmos atenção, esse problema vai trazer consequências graves não só para o ecossistema, mas também para o ser humano”, afirmou
fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão