domingo, 6 de julho de 2014

Governo do Canadá leiloa habitat de renas em extinção a empresas petrolíferas

Foto: Care2
Foto: Care2
Um novo relatório do governo do Canadá descreve que as renas remanescentes estão em vias de extinção. Não é um fato novo; de acordo com a ONG Defenders of Wildlife, o mundo já perdeu duas subespécies de renas.
Conforme artigo publicado no Rocky Mountain Outlook, as renas das Montanhas Rochosas estão em risco mais do que nunca antes estiveram. As informações são da Care2.
A gravidade do risco depende da localização. A ameaça para as renas no sul de British Columbia foi elevada de “ameaçada” para “em perigo”. Populações do norte de British Columbia têm sido classificadas como “em atenção especial”, o que quer dizer que não estão em situação exatamente grave o suficiente para serem consideradas ameaçadas ou em perigo.
Nos Estados Unidos, as renas também estão com status de espécie ameaçada. De acordo comreportagem da ABC News, nesse país elas ainda enfrentam reclamações de que invadem propriedades privadas – curiosamente, a rena é o animal mais ameaçado de extinção em Idaho.
O Rocky Mountain Outlook explica que as populações com menor número precisam de intervenção; caso contrário, elas serão extintas.
Partes das terras dos parques nacionais em British Columbia e Alberta assistiram a declínios nas populações de renas em mais de 60% nos últimos dez anos. E as ameaças somente aumentam.
Ameaças naturais à parte, o habitat das renas está mudando e a responsabilidade por essa mudança é do ser humano, que altera a paisagem com interesse no desenvolvimento urbano e industrial.Empresas madeireiras, de mineração, petróleo, gás e lazer estão dominando o território das renas.
Sem ajuda do governo
Embora o governo canadense considere a rena importante o suficiente para cunhar a sua imagem em moedas, ele não atua em sua proteção de modo a mostrar que o considera realmente valioso.
As ameaças ao território das renas são reais e, ainda assim, o governo está optando por vender as terras do precioso habitat das mesmas a grandes empresas petrolíferas.
Segundo foi relatado no ThinkProgress, o governo de Alberta começou a leiloar as terras após ter sido publicado o relatório com dados de que as renas estavam em extinção, relatório esse que também foi patrocinado pelo governo.
Em Alberta, 4.200 acres de areias betuminosas estão em disputa pelo maior lance. Alberta abriga a segunda maior reserva comprovada de petróleo do mundo, perdendo apenas para a Arábia Saudita. A extração do petróleo requer métodos não convencionais que trazem sérias consequências ambientais não só para as renas, mas para o ecossistema como um todo.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão