quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ovelha ajuda em recuperação de filhote de rinoceronte órfão


(da Redação)
O filhote de rinoceronte recebe cuidados de veterinários sob o olhar atento da ovelha Skaap. Foto: HESC
O filhote de rinoceronte recebe cuidados de veterinários sob o olhar atento da ovelha Skaap (Foto: HESC)
No mês passado, funcionários do Centro de Espécies Ameaçadas de Hoedspruit (HESC), na África do Sul, descobriram um filhote de rinoceronte que chorava inconsolável ao lado do corpo da mãe morta.
Ela havia sido brutalmente assassinada por caçadores, que arrancaram os seus chifres com o objetivo de vender no mercado ilegal. A equipe do centro, que trabalha pelos animais raros, vulneráveis e ameaçados, relatou que o filhote recusava-se a sair de perto de sua mãe e teve que ser sedado antes de ser transportado para o HESC. As informações são da Care2.
Filhotes de rinoceronte têm uma relação muito estreita com suas mães e são realmente muito dependentes delas, sobretudo durante os dois primeiros anos de vida. Como os rinocerontes estão sendo dizimados devido à procura por seus chifres para a medicina tradicional chinesa, muitos órfãos são deixados à sua própria sorte. É comum ocorrer mortes de filhotes por estresse, pela falta de suas mães ou de uma figura materna.
Conforme publicado recentemente pela ANDA, o filhote, que recebeu o nome de Gertjie ou “Little G”, teve dificuldades para dormir sozinho e contou com o apoio de humanos. Os funcionários revezavam-se para alimentá-lo a cada três horas e dormiam ao lado do seu quarto para assegurar que ele fosse alimentado a intervalos regulares.
Mas não foram apenas as pessoas que ajudaram Gertjie; o filhote de órfão contou com o apoio de uma ovelha chamada Skaap.
Skaap sempre por perto do filhote em recuperação. Foto: HESC
Skaap sempre por perto do filhote em recuperação (Foto: HESC)
Segundo a reportagem, Skaap comporta-se como a mãe adotiva para os animais em reabilitação no centro. Ela também ficou o tempo todo ao lado de Gertjie, ajudando-o a se sentir seguro e amado.
Acredita-se que Gertjie estivesse com três meses de idade quando foi encontrado em maio. A boa notícia é que o bebê rinoceronte, agora com estimados quatro meses de idade, está em um estado muito melhor.
centro está fazendo campanhas e arrecadando doações para ajudar a continuar cuidando de Little G. Eles estão provendo leite para ele, pois filhotes de rinocerontes desmamam entre 15 e 18 meses de idade, e Gertjie irá permanecer no HESC até então, quando estará pronto para ser reintroduzido em uma reserva de vida selvagem.
Já mais calmo, Gertjie desperta sendo assistido pela ovelha. Foto: HESC
Já mais calmo, Gertjie desperta sendo assistido pela ovelha (Foto: HESC)
Espécie quase exterminada
A África do Sul é o lar de 83% dos rinocerontes africanos, e de 73% de todos os rinocerontes do mundo todo. No entanto, a caça levou a espécie à crise e, se as mortes continuarem sobrepujando nascimentos de 2016 a 2018, os rinocerontes estarão extintos em um futuro próximo.
Mais de 2.650 rinocerontes foram mortos por caçadores na África do Sul nos últimos seis anos. A caça é alimentada pelo comércio de seus chifres, cuja demanda vem principalmente de países asiáticos onde se acredita que o chifre tenha poderes medicinais. A globalização e o desenvolvimento econômico facilitam o comércio e as rotas de fuga. A mãe de Gertjie foi vítima desse tráfico, bem como milhares de outros indivíduos da espécie. Assine a petição  para ajudar no apelo às elites políticas e militares de Washington e às embaixadas de Zimbabwe e da Tanzânia para que continuem os seus esforços na luta contra a caça a rinocerontes e elefantes nas nações africanas.
fonte:
anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão