quinta-feira, 15 de maio de 2014

Asas de anjos de festas religiosas são retiradas de patos em cidade de Minas Gerais


Por Stephanie Lourenço (da Redação)
patos2
No dia 13 de maio, o programa Globo Rural veiculou uma matéria sobre uma artesã de Minas Gerais que cria patos brancos para matá-los e usar suas asas para produzir asas de anjos, vestidas por crianças em cerimônias de coroação de Nossa Senhora. A reportagem foi de aprovação e não apresentou nenhuma crítica à fabricação de tais “ornamentos”.
patos1
“No quintal de Hilda Gonçalves Mendes, em Santa Bárbara do Tugúrio, região das Vertentes, todos os cuidados se voltam para os patos brancos. Tanta atenção tem um motivo especial: preservar as penas dos animais para que possam ser utilizadas na preparação de enfeites religiosos, principalmente asas de anjos”. Assim começa a matéria que valoriza o trabalho de Hilda e seus produtos.
patos3
“Leva uns 7 meses para o pato ficar bom, aí depois eu mato ele”, diz a artesã. Só este mês já foram produzidas 25 asas para os festejos tradicionais, ou seja, 25 animais foram mortos para servirem de enfeites. A produção de todo ano atende às encomendas que se concentram no mês de maio, época das celebrações em homenagem à Maria.
No final da reportagem as crianças vestem as asas e exibem seus figurinos. Assista ao vídeo aqui.
fonte:anda.jor

Um comentário:

  1. Gente ignorante, não entendem a criatura e querem entender o 'criador'.

    ResponderExcluir

verdade na expressão