sexta-feira, 31 de maio de 2013

União Europeia aprova regras mais simples para transportar animais


Por Natalia Cesana (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Parlamento Europeu facilitará as normas de viagem internacionais para animais domésticos. A nova legislação de “transporte não comercial”, informalmente já acertada com os ministros da União Europeia, foi aprovada oficialmente com o objetivo de tornar mais fácil para os animais a viagem e endurecer, entretanto, os requisitos sanitários. As informações são do Greenme.
Para começar, antes de atravessar as fronteiras com os animais, os tutores deverão ter controle se a vacinação antirrábica está em dia. Pequena exceção para animais jovens, entre 12 e 16 semanas, que mesmo vacinados contra a raiva devem mesmo assim obter autorização para viajar, pois ainda não estão imunes à doença.
De acordo com as regras atuais, não é permitido atravessar as fronteiras com mais de cinco animais domésticos de uma vez só. Esta restrição é necessária para impedir ou desencorajar as viagens para fins comerciais. Em todo caso, a nova lei diz que os tutores podem ser isentados de comprovarem que estão em viagem para participar de um concurso, mostra ou manifestação esportiva.
O novo texto define ainda normas mais claras sobre “passaportes”. Os documentos de identificação devem ser emitidos por um veterinário habilitado e devem especificar o código do animal, detalhes sobre a vacinação antirrábica e outras informações sobre o estado de saúde dos animais. Desde julho de 2011, o microchip é a única forma oficialmente aprovada para individualizar cães, gatos e furões, mas uma tatuagem legível aplicada antes de tal data é ainda considerada válida.
“Existem 64 milhões de gatos e 66 milhões de cães na União Europeia. De cada quatro famílias, uma cuida de um animal. Afrouxamos as regras e isto terá um impacto direto sobre os cidadãos”, falou o relator Horst Schnellhardt, após sua resolução ser aprovada por 592 votos a favor, 7 contrários e 4 abstenções. A lei entrará em vigor 18 meses após sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão