sexta-feira, 31 de maio de 2013

ONG combate uso de elefantes para mendicância em cidades tailandesas


Por Pérola Novais (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma ONG tailandesa empreendeu uma campanha para acabar com a exploração dos elefantes em várias cidades do país nas quais os animais são utilizados pelos seus tutores para pedir esmola. A notícia foi publicada nesta segunda-feira, 27, na imprensa local.
A Fundação Amigos do Elefante Asiático espera recolher 20.000 assinaturas para entregar a petição à primeira ministra, Yingluck Shinawatra. O abaixo-assinado solicita que medidas sejam tomadas para que acabe a prática de conseguir dinheiro a partir da exploração de elefantes, segundo publicação do Diário Bangkok Post.
A secretária geral da fundação, Soraida Salwala, lembrou que sua organização tem trabalhado para acabar com a exploração urbana dos elefantes já desde o ano de 1995, porém as autoridades não têm colocado freio a esses exploradores.
Nos últimos anos já não se vê pelas ruas de Bangkok. Os elefantes são vistos mais em uma imagem habitual em cidades turísticas como Chiang Mai ou Ayutthaya.
Nesses locais turísticos, os tutores dos elefantes cobram para que eles sejam alimentados com bananas ou cana de açúcar, ou mesmo para que os turistas tirem fotos com os animais.
Soraida relatou que o hospital de sua Fundação na província de Lampang, no norte, tratou nos últimos 21 anos de mais de 3 mil elefantes.
Na Tailândia existem aproximadamente 3 mil elefantes domésticos e outros 3 mil selvagens. Se estima que em 1850 havia 100 mil deles no Reino de Siam, de acordo com informações divulgadas pelo Centro de Conservação de Elefantes.
Foto: ABC
Foto: ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão