segunda-feira, 20 de maio de 2013

Touradas são comparadas ao racismo, nazismo e sexismo


Por Ligia Cunha (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Professor de Filosofia Moral da Universidade de Santiago de Compostela e ativista pelos direitos animais, Óscar Horta, comparou as touradas ao sexismo, ao racismo e ao nazismo, pois infligem “ abusos e discriminação” a um terceiro: o touro. As informações são do jornal espanhol ABC.
Em um debate na Servimedia TV do qual o escritor Fernando Savater também participou, Horta considerou que as touradas tratam de “ um espetáculo no qual o que se faz é machucar alguém até a morte para o desfrute alheio,  uma prática injustificável e injusta onde absolutamente nenhum dos aficionados por esta atividade aceitaria colocar-se no lugar de quem está sendo torturado, neste caso o animal. Se a entrada para uma tourada não fosse apenas algum dinheiro, mas depois ter que sofrer a morte, ninguém o aceitaria” acrescentou.
Neste sentido, Horta comparou as touradas com o racismo, o sexismo e o nazismo. “ Pouco a pouco, ao longo dos séculos, lutamos para que as injustiças sejam erradicadas. Os animais sofrem abusos e, igualmente ao nazismo ou ao sexismo, sofrem  discriminação simplesmente porque pertencem a uma espécie diferente da nossa”. Termo análogo ao racismo e sexismo é o especismo, que é muito simples, explicou. Para Horta, os touros sofrem na arena porque eles tem uma fisiologia como a do ser humano “ não há razões para pensar que sua dor é diferente a nossa. Quando alguém sofre uma dor aguda, muito significativa, ou uma dor crônica ao longo de uma doença, essa dor pode ser tão negativa e causar tanto sofrimento, que chega a ser maior que o sofrimento físico. Portanto, não podemos continuar afirmando que os animais, ainda que sofram,  sofrem menos que nós”.
Horta garantiu que as touradas atraem uma minoria da sociedade e que pesquisas apontam que 80 % das pessoas não tem interesse algum por elas. “Faço um apelo a todas as pessoas que já estão conscientes do horror e abuso das touradas, para que façam uma conexão. Vivemos em uma sociedade na qual, desde que somos crianças, nos ensinam que os animais estão aí para serem utilizados como queremos, que não devemos a eles nenhum respeito, podemos fazer o quisermos. Nos ensinam a utilizá-los e nos alimentarmos deles,  mesmo que seja possível nos alimentarmos sem eles, como já fazem milhões de pessoas em todo o mundo”.
Por último, Horta disse que as touradas “ fazem parte da cultura” espanhola. “ O sexismo está plenamente encrustado em nossa cultura. Vivemos em uma sociedade sexista , o que não faz com que nossa cultura seja intocável, mas temos que deixá-la para trás. Com as agressões aos animais é o mesmo. Uma cultura que consiste em maltrato e privar seres inocentes da vida, tem que diminuir essa dimensão” concluiu.
    fonte anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão