quarta-feira, 7 de março de 2012

SP: Santos teve 493 animais maltratados Números são da Coordenadoria de Prote

Números são da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal e correspondem ao ano de 2011
Negligenciar a saúde do animal quando ele está doente também é passível de multa / Fred Casagrande/ Metro SantosNegligenciar a saúde do animal quando ele está doente também é passível de multaFred Casagrande/ Metro Santos












Em 2011 a cidade de Santos, litoral de São Paulo, contabilizou 493 denúncias de maus-tratos contra animais, que resultaram em 113 intimações e 23 multas no valor de R$ 1.000. Os números são da Coprovida (Coordenadoria de Proteção à Vida Animal), que já recebeu neste ano 113 queixas.

Levando em consideração que a população de cães no município é de 120 mil (dados são estimados pela Coprovida) , a coordenadora da entidade, Leila Abreu, considera o número de queixas ainda pequeno.“Muitas pessoas têm medo de falar. Por isso para evitar trotes só apuramos situações em que o morador se identifica, com nome, telefone e endereço.”

São várias as situações de maus-tratos, que vão desde abandonar o animal sob o sol ou chuva, confiná-lo preso em uma corrente o dia todo, negligenciar cuidados quando o bicho está doente, o que caracteriza omissão de socorro do dono.  Outro problema comum na cidade é a contratação de cães de aluguel para guarda, depois são abandonados pelos donos dos estabelecimentos.

De acordo com André Leandro da Silva Nascimento, inspetor ambiental e atual chefe da Sefiva (Seção de Fiscalização à Vida Animal) passear com o cachorro sem guia ou coleira, oferecendo risco a outros bichos ou para as pessoas também é considerada uma forma de negligência.

Cidades oferecem serviços gratuitos
Algumas cidades da Baixada Santista dispõem de serviços gratuitos para os animais de estimação, com vacinas, consultas e castração.

Em Santos, animais  debilitados são atendidos na Coprovida, que oferece consultas, castração (neste caso é preciso pagar R$ 5 para a documentação do animal) e outras pequenas cirurgias. A unidade está instalada na avenida Nossa Senhora de Fátima, 375, zona noroeste, e realiza, em média, 480 consultas por mês. Informações: 3203-5075.

De acordo com informações de Débora Moraes Frik dos Santos, coordenadora de Bem-estar Animal do Guarujá, o município disponibiliza vacina antirrábica, consultas (12 por dia) e castração (este serviço só será marcado a partir de maio, pois está com a agenda cheia).

Na cidade, o local responsável pelo serviço fica na rua Prof. Maria Lidia Rego Lima, 301, Jardim Conceiçãozinha. Telefone: 3387-7197.

As cidades de São  Vicente, Praia Grande e Cubatão não responderam à solicitação da reportagem.
fonte:band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão