terça-feira, 6 de março de 2012

Conheça O Destino dos Animais, de Franz Marc



Destino dos animais, de Franz Marc é a obra homenageada hoje no Um Pouco de Arte para a sua Vida



imagen-relacionada
Crédito: Wikipédia / Reprodução



















A obra O destino dos animais do pintor alemão Franz Marc é a 65ª homenageada no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A partir de 1910, Marc adotou os animais como único tema artístico, reflexo de sua desilusão com o materialismo que, para ele, tomava conta da humanidade. Marc acreditava que os animais, com seu instinto de vida virginal, despertavam tudo de bom que havia nele.


» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"


Em quadros anteriores, Marc já havia retratado cavalos isolados e em bando de modo heróico e até mesmo contemplativo, o que evoca a grandeza animal. No quadro O destino dos animais, painel com quase 2,70 m de altura, o pintor representa a destruição do mundo que tanto aprecia.

Na pintura são retratados cavalos, cervos e raposas sitiados por uma catástrofe apocalíptica em que a natureza se volta contra si mesma. No verso da tela, o pintor escreveu: "E toda a existência é um ardente tormento".

O quadro foi danificado num incêndio durante a Primeira Guerra Mundial, como é possível perceber do lado direito da tela.


4 detalhes de O destino dos animais se destacam:

1. Cavalos verdes:

Ao contrário de outros quadros de Marc, em que os animais apresentam aspecto heróico, os cavalos verdes aparecem impotentes nesta pintura. Uma égua chora por sua cria que, em pânico, corre às cegas rumo a uma árvore caída de tons sanguíneos.


2. Cervo azul:

No centro da pintura aparece um cervo azul solitário. Para Marc, o animal representava a gentileza. Suas cores têm certos atributos psicológicos: o azul representa a masculinidade, a austeridade e o intelecto. Ao curvar o pescoço para trás, o cervo recebe o golpe fatal representado pelo raio de luz alaranjada que atravessa o quadro.


3. Restauração

Ao refazer o lado direito do quadro, danificado no ano de 1918, Paul Klee, amigo próximo de Marc, evitou deliberadamente reproduzir a translucidez única do colorido original de Marc, concentrando-se na manutenção da integridade compositiva da obra.


4. Equilíbrio

Formas abstratas e animais se interpenetram e se superpõem em diagonais sólidas, semelhantes a flechas. Marc desenvolveu, conscientemente, um estilo em que era impossível tirar, acrescentar ou sequer mudar uma única linha sem comprometer radicalmente o equilíbrio e a tensão interna da obra. Fragmentos entrecruzados de vegetação e raios de luz sugerem a existência de um completo equilíbrio entre a vida e a força destrutiva.

O destino dos animais


Ficha Técnica - O destino dos animais:


Autor: Franz Marc
Onde ver: Kuntmuseum, Basileia, Suíça
Ano: 1913
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 1,96 m x 2,66 m
Movimento: Expressionismo Alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão