sábado, 11 de fevereiro de 2012

Queimada atinge 3,5 mil hectares de área de vegetação e prejudica fauna


s queimadas que atingem o município de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, já destruíram cerca de 3,5 mil hectares de área fechada. Espécies da flora e da fauna do pantanal já estão muito prejudicadas, principalmente répteis da região, explica o sargento Batista, da Polícia Militar Ambiental.
No momento, Corumbá está com quatro focos de incêndio, segundo o monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O problema, segundo o sargento, é que a área é muito fechada e a PMA e o Corpo de Bombeiros não conseguem adentrar para poder apagar o fogo. “Nos sentimos impotentes diante do que está acontecendo. Não podemos fazer nada, apenas esperar que o fogo chegue perto do rio e aí agirmos e rezar para que chova”, diz o militar.
A área que costuma ser inundada na época das cheias do Pantanal foi muito prejudicada pela intensa seca no último ano na região. O sargento Batista conta que devido à situação atípica, a biomassa ficou muito seca e por isso facilitou que os focos de incêndios se alastrassem tão rapidamente.
O militar ainda explica que não há como calcular as perdas, mas revela: São infinitas!
Além disso, o fogo que começou na Bolívia não tem como descobrir se é incêndio criminoso ou alguma faísca de queda de raio.
Dados
Desde o primeiro dia do ano até a data de hoje (10), o Inpe registrou 185 focos de incêndio em Corumbá. O número coloca a cidade como a campeã em focos no país.
Fonte: Mídia Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão