Show com Orcas no Sea World | Foto: Reprodução Internet
Em fevereiro de 2010, uma das orcas citadas na ação, Tilikum, foi acusada de “crime”. Ela afogou sua treinadora durante um espetáculo no Sea World de Orlando, Flórida.

A equipe jurídica do Sea World lembrou que os animais não foram incluídos como “povo americano” na Constituição dos EUA, e que portanto a ação movida na Justiça é uma perda de tempo e dinheiro. O fato, porém, é que o processo será pelo menos analisado por um juiz, o que já foi considerado uma vitória pela Peta.

Espécie morta não atacava pessoas

Enquanto as orcas “buscam seus direitos” na Justiça dos EUA, um tubarão-baleia encontrado morto chamou a atenção pelo tamanho no Paquistão, na Ásia.

O animal, de 12 metros de comprimento e cerca de sete toneladas, foi encontrado morto por pescadores na região Karachi. Uma multidão fez questão de ver o corpo do bicho e as autoridades tiveram de utilizar um guindaste para retirá-lo da água.

Apesar do tamanho e do estigma que cerca os tubarões, o tubarão-baleia não representa risco algum aos seres humanos. A espécie, que pode chegar aos 20 metros, só come plâncton, algas, invertebrados e frutos do mar.