sábado, 29 de outubro de 2011

Daniel, o Cão Sobrevivente da Câmera de Gás


Não era suposto o Daniel estar vivo. Não era suposto escrevermos aqui sobre ele ou ter sequer a sua fotografia. O destino que deram a este cão foi o mesmo que, todos os dias, é dado a milhares de outros animais abandonados: o abate, por não serem adotados em “tempo útil”. O Daniel devia ser mais um anónimo que não deixaria saudades pois nem sequer era conhecido. Mas uma espécie de milagre, para quem acredita em tais coisas, fez com que a história fosse diferente.
Cão Sobrevive a Câmera de Gás
O Daniel era um cão abandonado em Florence, no Estado de Alabama, EUA, quando foi recolhido pelas autoridades para um canil. Tal como é, infelizmente, habitual, assim que os dias foram passando e não surgiu qualquer interessado em adotar este menino, foi colocado, juntamente com outros 18 animais na mesma situação, numa câmera de gás para abate.
As 18 pobres almas morreram naquela câmera, mas de forma totalmente inesperada, o Daniel estava vivo. E a abanar a cauda! Foi então recuperado pela Eleventh Hour Rescue que o levou para New Jersey, colocando-o novamente para adoção.
Cão Sobrevive a Câmera de Gás“É um erro comum pensar-se que só os ‘cães maus’ são abatidos. Eles gaseiam mães e bebés, assim como filhotes de 8 semanas. Eles gaseiam cães como o Daniel, que tem uma longa vida pela frente e é um bom cachorro” disse Linda Schiller, da Eleventh Hour Rescue.
A Humane Society estima que são recolhidos entre seis a oito milhões de animais anualmente, e que cerca de quatro milhões são abatidos. No Alabama, onde este episódio ocorreu, as câmeras de gás foram banidas, mas a lei só entra em vigor em Janeiro de 2012.
Os responsáveis pela Eleventh Hour Rescue acreditam que a história do Daniel vai contribuir para chamar mais a atenção das pessoas para os animais abandonados, contribuindo assim para um aumento de adoções dos animais que se encontram nos canis e que correm risco de abate. “Existem milhares de cães a morrer neste momento. Por isso se não puderem adotar o Daniel, talvez possam adotar outro animal” concluiu Schiller.
Ao longo dos últimos anos, têm sido reportados casos de animais que sobreviveram à eutanásia em câmeras de gás. Recentemente foi uma gatinha, que não sobreviveu apenas uma vez mas sim duas, pois após terem verificado que não tinha morrido, voltaram a gaseá-la (e voltou a sobreviver). Como se não bastasse, ainda a colocaram num frigorífico dentro de um saco plástico. E a felina também sobreviveu, levando os funcionários a recusarem-se a tentar abatê-la novamente.
Os motivos por que tal acontece são incertos. Para uns, o facto de poderem estar com alguma constipação e por isso com a respiração alterada, pode ser a explicação. Para outros, é porque Deus teria um novo plano para eles.
O que torna o Daniel mais especial do que qualquer outro cão condenado ao abate? Certamente nada. Mas ganhou na lotaria uma oportunidade de vida. E o que fazemos nós quando isso acontece? Aproveitamos ao máximo ;)
Mais informação (em inglês): Daniel the Miracle Doggie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão