Quinze cavalos estão confinados às margens da Estrada Velha de Santos, em São Bernardo (SP), sem comida ou água. Comedouros e bebedouros vazios e ausência de grama no terreno obrigaram os animais a comer pedaços de madeira de um barraco onde vive o tutor dos animais.
Roque Dutra, 57 anos, afirmou que ocupa a área há 25 anos. Ao ser questionado sobre a magreza dos animais, ele disse que dá comida para eles, mas assumiu que está doente e não consegue cuidar deles adequadamente. “Eles comem madeira porque estão estressados.” Há outras criações, como galinhas e patos, mas estes encontram insetos na terra, enquanto os cavalos seguem sem se alimentar. Todos estão pele e osso e alguns têm marcas de feridas no couro.
Uma das veterinárias do Centro de Controle de Zoonoses esteve ali no sábado, acompanhada de dois guardas ambientais. Ela chegou a afirmar que o correto seria remover os cavalos para o CCZ, mas disse que o setor destinado aos animais de grande porte está lotado.
A Prefeitura, porém, explicou que o CCZ só pode remover equinos quando oferecem risco à saúde ou estão em vias públicas. A administração municipal informou ainda que a Secretaria de Gestão Ambiental esteve no local ontem (27) e notificou o tutor dos animais por maus-tratos pela segunda vez. Dutra teria se comprometido a regularizar a alimentação dos cavalos.
Fonte: Diário do Grande ABC
Gostaria de saber novas noticias da materia dos 15 cavalos confinados? Alguem ja tomou providencias concretas (poder publico ou privado), não podemos deixar cair no esquecimento!! Me avisem no e-mail: sacgfc@hotmail.com
ResponderExcluir