domingo, 21 de julho de 2013

Baleia orca reintroduzida na natureza é flagrada nadando com seu filhote


Por Juliana Meirelles (da Redação)
Foto: Care2
Foto: Care2
Essa parece ser uma história de sucesso sem precedentes. Uma baleia orca órfã que foi reintroduzida ao seu habitat após a intervenção humana foi flagrada com um filhote saudável por biólogos canadenses que estavam realizando uma pesquisa anual na costa da British Columbia. As informações são da Care2.
Vê-la com seu bebê foi “o maior sinal que toda essa reintrodução foi um sucesso. Foi muito emocionante “, disse Graeme Ellis, um técnico de pesquisa com a Estação Biológica do Pacífico do Canadá de Pesca e Oceanos, à National Geographic.
A orca, apelidada de Springer, ganhou as manchetes em janeiro de 2002, quando foi flagrada sozinha nas águas ao largo de Seattle e descrita como solitária e com a saúde debilitada.
Pesquisadores de baleias foram capazes de identificá-la como um membro A4 de baleias orca residente do Norte com base em suas vocalizações distintas e fotos de anos anteriores. Ela mesma foi identificada como A-73, cuja mãe foi dada como morta, e ela estava a cerca de 300 quilômetros de distância de suas águas, na ilha de Vancouver, no Canadá.
Após a sua identificação, houve muita discussão na época sobre o que fazer para ela, enquanto um grupo de cientistas, biólogos e veterinários deliberou sobre a possibilidade de intervir e, se o fizessem, se ela deveria ser movida para um parque temático ou mantida em um centro de marinha para a reabilitação.
No mês de abril, funcionários prometeram que, se a intervenção fosse necessária, Springer seria devolvida a casa. Enquanto isso, ela estava lidando com uma infecção da pele, e o cheiro de sua respiração preocupou alguns de que ela poderia estar morrendo de fome, diabética ou que sofresse de uma doença genética. Com a crescente preocupação de que ela também poderia tornar-se habituada a pessoas, pesquisadores de baleias foram contratados para patrulhar a área em que ela estava para garantir que os velejadores não se aproximassem dela.
Depois que ela foi finalmente capturada, Springer passou cerca de um mês em um mar falso, enquanto funcionários dos EUA e do Canadá trabalhavam os detalhes sobre como levá-la para casa e preocupados se ela seria aceita de volta em seu grupo. Depois de voltar a ser saudável e quando ela foi considerada forte o suficiente para fazer se movimentar, ela foi levada de volta para as suas águas em casa através de um catamarã de alta velocidade e foi lançada perto de sua família.
Mesmo depois de ser movida e liberada perto de seu próprio clã sem nenhum incidente, ela ainda fez as pessoas envolvidas se preocuparem se suas habilidades sociais estavam intactas.
“Quando a soltaram, ela foi na direção oposta, para os barcos. Estávamos um pouco desanimados”, John Ford, diretor do Programa de Pesquisa de Cetáceos de Pescas e Oceanos do Canadá disse ao Seattle Times. “Mas dentro de poucos dias, ela estava junto e aceita, e se encaixou bem com a família”.
“Isso nos dá a esperança de que, se tal evento acontecer no futuro, desde que tudo esteja no lugar certo, ou seja, saiba-se quem é o animal e de que grupo vem, esses tipos de esforços possam ser bem sucedido.”
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão