domingo, 16 de junho de 2013

Sopuerta proíbe touradas e transporte de pedras com tração animal

PAÍS BASCO


Por Maria Angélica (da Redação)
O Município do Sopuerta, situado no País Basco, proíbe expressamente a comemoração ou organização de competições com touros, as touradas, o transporte de pedras por animais e as brigas de carneiros, de galos ou cães.
A Câmara Municipal concordou em proibir no município a organização de qualquer evento onde exista algum tipo de exploração animal. As informações são do site Deia.
Vitória: no município de Sopuerta esta crueldade está proibida. (Foto: Divulgação)
Vitória: no município de Sopuerta esta crueldade está proibida. (Foto: Divulgação)
Em Sopuerta foi aprovada na última assembleia uma proposta contra o maltrato de animais, apresentada por Bildu, que contava com o apoio de seis vereadores da coligação, enquanto que os três representantes do Grupo Eleitoral Independente votaram contra e dois do Partido Nacionalista Vasco (PNV) se abstiveram.
A proposta, aprovada no último dia 29 de maio, assegura que “será proibida” a organização ou funcionamento de qualquer evento, ato, ou atividade, incluindo sua promoção e sua gestão, que “sugira ou tenha como consequência de caráter geral o maltrato de animais.”
Se proibirá “expressamente” a festividade ou organização de corridas de touros, as touradas, o transporte de pedras por animais e as brigas de carneiros, de galos ou de cães, entre outros eventos, “não deixando espaço, em qualquer caso, de concessão de permissão.”
Foto: Jesús Diges
Foto: Jesús Diges
O Prefeito de Sopuerta, Josean Llaguno, se mostrou “absolutamente contra o abuso animal” e observou que “as atividades que envolvem constrangimento para os animais não devem ser financiadas por fundos públicos e que estes fundos ajudariam a promover abuso animal”.
Llaguno ressaltou que a proposta aprovada é “explícita”, entretanto pede que não se “fale somente de touros” porque, acrescenta ele, não foi intenção de seu grupo proibir apenas esse tipo de espetáculos senão todos aqueles que envolvem a exploração dos animal.
O prefeito observou que a Administração deve servir de exemplo para evitar o abuso de animais, por isso a sua autoridade local se comprometeu a não financiar ou subsidiar esse tipo de show.
A associação de defesa dos animais Aprova parabenizou a prefeitura de Sopuerta pela aprovação deste texto e espera que essa medida seja estendida a todos os municípios Bascos para “acabar de vez com todos os atos de abuso de animal.”
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão