sábado, 21 de janeiro de 2012

Presidente da Foxconn compara operários a animais


Famoso por seu destempero verbal e a adoção de práticas de gestão nada hortodoxas, como colocar operários de castigo na fábrica, o presidente e dono da Foxconn, Terry Gou, voltou a ser notícia nesta quinta-feira, 19, ao comparar os empregados da empresa a animais. A declaração foi feita durante evento em um zoológico de Taipei, na China. "A Foxconn tem uma força de trabalho de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Seres humanos também são animais, e gerenciar 1 milhão de animais me dá dores de cabeça", disse, segundo o jornal Want China Times.
O comentário, de acordo com o jornal chinês, foi feito logo após o superintendente do zoológico, Chin Shin-chien, comentar sobre o trabalho árduo relativo à alimentação dos animais. O CEO da fabricante de eletrônicos em regime terceirização, que tem entre seus clientes Apple, Dell, Sony e HP, teria convidado Shin-chien para uma reunião de acionistas e insinuado que seus conselhos seriam úteis para controlar os trabalhadores da Foxconn.

Nos últimos anos, a Foxconn tem se notabilizado pela más condições de trabalho em suas fábricas. Além de acidentes responsáveis pela morte de funcionários, a empresa já chegou a enfrentar uma onda de suicídios de trabalhadores em reação às horas extenuantes de trabalho.
No Brasil, a empresa possui uma fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo. Em abril do ano passado, o governo brasileiro anunciou com estardalhaço um investimento de US$ 12 bilhões para construção de uma nova fábrica para produção de tablets que o empresário taiwanês realizaria no Brasil, mas que até agora não saiu do papel.
.tiinside.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão