quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cão rastreia baleias pelo cheiro das fezes e ajuda a preservá-las

EUA
A treinadora Elizabeth Seely segura Tucker enquanto ele localiza rastro de baleia orca (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)
Pesquisadores dos Estados Unidos encontraram um ajudante especial na preservação das baleias orcas encontradas no litoral das ilhas de San Juan, em Washington: o cão Tucker, que até tempos atrás vivia abandonado pelas ruas de Seattle, nos EUA, segundo o jornal “New York Times”.
Tucker é o único cachorro no mundo capaz de sentir o cheiro das orcas e seguir seu rastro, principalmente através das fezes da baleia, segundo biólogos marinhos ouvidos pelo jornal.
O cão tem oito anos e é um vira-latas, uma mistura de labrador com outra raça, segundo o “New York Times”. O trabalho dele não é fácil: os extrementos da baleia afundam ou se dispersam na água em aproximadamente meia hora, segundo os cientistas, o que exige agilidade do grupo e do cão para localizar os cetáceos.
Baleia orca na costa das ilhas San Juan, nos EUA (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)

Mas o animal é capaz de encontrar uma das cerca de 85 orcas rapidamente, quando as fezes dela estão na água. O odor, de acordo com o “New York Times”, lembra muito mais o cheiro de peixe do que de fezes.
Os pesquisadores trabalham, ainda, com um método de treino que usa recompensa para Tucker quando ele localiza uma baleia.
Para a treinadora Elizabeth Seely, que trabalhou com o cão por quatro anos em uma ONG chamada Caninos pela Conservação, “qualquer movimento nas orelhas [do cão] é importante” quando se trata de buscar pelas orcas. A organização de Seely treina cachorros para procurar espécies ameaçadas de extinção.
Quando Tucker está no barco, ele pode virar para a direita, latir para a esquerda ou abanar a cabeça – os movimentos são sinais para que os biólogos mudem a direção do barco, de acordo com o “New York Times”.

Cientista de projeto de pesquisa dá comida para Tucker (Foto: Matthew Ryan Williams/The New York Times)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão