Cowspiracy, documentário recém-lançado nos Estados Unidos, tem sido muito elogiado por grandes diretores ligados à causa animal. O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta.
Ao ler relatórios oficiais da ONU a respeito dos impactos da pecuária sobre o meio ambiente, Andersen descobriu que ela é a principal causa da maioria dos problemas ambientais. Então, decidiu ir até as sedes das principais organizações ambientalistas do mundo para checar porque elas não falam sobre o assunto.
O documentário é rico em entrevistas e dados estatísticos e traz entrevistas surpreendentes com representantes de ONGs e do governo. Cownspiracy é um filme muito corajoso e indispensável aos admiradores de ONGs como Greenpeace, WWF, Amazon Watch e outras do gênero.
Boa parte dos números do filme referem-se ao Brasil, já que aqui temos o maior rebanho comercial do mundo. O documentário é centrado em entrevistas e dados estatísticos, tendo apenas uma cena de abate que pode facilmente ser evitada, pois é anunciada por cenas anteriores. A compaixão pelos animais entra na trama desenrolada por Andersen de forma natural, mudando inclusive a forma como o próprio cineasta vê o tema central de seu filme.
Embora já possa ser encontrado de graça em sites de vídeos com legendas em português de Portugal, optamos por não divulgar os links em respeito ao trabalho de Andersen. Especialmente no início, é importante comprar o DVD para apoiar o trabalho. A Loja Vista-se trará o DVD original legendado em português do Brasil para ajudar Andersen a fazer novos filmes espetaculares como este.
O documentário já está em pré-venda na Loja Vista-se (compre aqui). A entrega está prevista para janeiro de 2015, mas pode acontecer antes (detalhes no link).
Serviço
Sinopse
Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade) é um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.
A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. É o principal motor de destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e praticamente todos os outros problemas ambientais. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.
À medida em que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da pecuária, enquanto denunciantes da indústria e “cães de guarda” o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atreve a persistir.
Tão revelador como Blackfish e tão inspirador como Uma Verdade Inconveniente, este documentário chocante revela o impacto ambiental absolutamente devastador que a pecuária industrial em grande escala tem sobre o nosso planeta e oferece um caminho para a sustentabilidade global para uma população crescente.
O que estão falando sobre o documentário
“Cowspiracy talvez seja o mais importante filme para inspirar a salvar o planeta.”
Louie Psihoyos, diretor do documentário “The Cove”, ganhador do Oscar
Louie Psihoyos, diretor do documentário “The Cove”, ganhador do Oscar
“Um documentário que vai sacudir e inspirar o movimento ambientalista.”
Darren Aronofsky, diretor de “Noé”
Darren Aronofsky, diretor de “Noé”
“Um novo olhar. Poucos filmes são corajosos o suficiente para aborda um tema assim controverso.”
Examiner.com
Examiner.com
“[Andersen] não enrola e não traz desculpas: ‘O futuro do nosso planeta está sendo destruído por essa indústria.’ Difícil argumentar contra os dados.”
The Huffington Post
The Huffington Post
“Cowspiracy realmente faz ligar os pontos. É inegavelmente um esforço excepcional em estatísticas.”
Shaun Monson, diretor de “Terráqueos”
Shaun Monson, diretor de “Terráqueos”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão