Páginas

domingo, 14 de julho de 2013

Cavalo morre após receber choque elétrico em rodeio de Cowtown


Por Patricia Tai (da Redação)
Duke convulsiona no chão, 25 segundos após ter sido eletrocutado. (Foto: ecologiaverde.com)
Duke convulsiona no chão, 25 segundos após ter sido eletrocutado. (Foto: ecologiaverde.com)
Marc Bekoff, autor premiado e especialista em comportamento animal, publicou um artigo nesta semana na revista Psychology Today defendendo a proibição do uso de cavalos em rodeios. Bekoff clamou pela proibição após ter visto o vídeo postado pela ONG SHowing Animals Respect and Kindness (SHARK) que retrata um cavalo de 9 anos de idade convulsionando na arena após ter sido eletrocutado por alguém através da cerca no rodeio de Cowtown. O cavalo morreu em seguida. O vídeo mostrando a morte de Duke se tornou viral e já foi visto por mais de 100 mil pessoas. As informações são da Care2.
Bekoff chamou a atenção para o locutor do rodeio por seu comentário “sem coração” e “doentio” quando disse à audiência que “cavalos realmente sofrem ferimentos e para eles são como membros da família”. Em seu artigo, Bekoff diz: “Nós também consideramos os cães como membros das nossas famílias e não conheço ninguém que permitiria que um cão fosse tratado de um jeito tão condenável em nome do ‘entretenimento’ “. (Leia o artigo inteiro de Bekoff)
Bekoff colocou um link no final de seu artigo para uma votação no site TMZ, que pergunta se o leitor é a favor ou contra a proibição dos rodeios, e ainda havia cerca de 38% das pessoas votando contra a proibição, mesmo apesar de toda a insanidade gritante do fato ocorrido.
Marc Bekoff é Professor Emérito de Ecologia e Biologia Evolucionista na Universidade do Colorado. Ele também recebeu muitos prêmios por seu trabalho científico como o Exemplar Award da Animal Behavior Society e o Guggenheim Fellowship. Bekoff é co-fundador da organização Ethologists for Ethical Treatment of Animals com Jane Goodall, e publicou 22 livros e mais de 500 ensaios, incluindo The Emotional Lives of Animals (A Vida Emocional dos Animais), The Ten Trusts (com Jane Goodall), The Animal Manifesto, Animals Matter, The Encyclopedia of Human-Animal Relationships, The Case For Compassionate Conservation, e Jasper’s Story: Saving Moon Bears (com Jill Robinson).
Em resposta à indignação sobre a morte de Duke, Grant Harris, proprietário do rodeio de Cowtown, disse que Duke não morreu por choque elétrico. Rebatendo o argumento, a SHARK publicou um novo vídeo mostrando detalhes de Duke sendo eletrocutado.
“Harris sabe o quanto foi ruim o que aconteceu e seu único recurso tem sido acobertar o fato”, declarou Stuart Chaifetz, investigador da SHARK. “Este vídeo mostra, cena após cena, o tratamento cruel recebido por Duke após ter finalmente morrido. A realidade é que se Duke não estivesse no rodeio naquela noite, ele ainda estaria vivo”, acrescentou.
O vídeo mostra a barra de choque elétrico comumente usada em rodeios e, com uma simulação em uma frigideira, simula o que Duke sofreu 25 segundos antes de morrer eletrocutado.
Segundo a reportagem da Care2, a SHARK e a Society for the Prevention of Cruelty to Animals de Nova Jersey estão tentando entrar com processo contra o rodeio.
É importante que estes vídeos sejam divulgados ao máximo, o mundo precisa relembrar a estupidez humana que são os rodeios. (Para mais informações sobre rodeios, visite Rodeo Cruelty)
O vídeo completo mostrando tudo o que aconteceu desde Duke ser arremessado na arena até ser carregado morto, arrastado para fora (tudo ocorreu em 6 minutos), está aqui:
Visite também o site da SHARK.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão